Furunculose de repetição

blog-virus

Desconforto e constrangimento são as principais queixas dos pacientes com furúnculo.

São relativamente freqüentes, nas clínicas de infectologia e dermatologia, pessoas apresentando furúnculos de repetição.

Furúnculo é uma inflamação da natureza infecciosa que tem origem no folículo piloso, ocasionada pela invasão e multiplicação de uma bactéria no local. Na maioria das vezes, trata-se do Staphylococcus aureus.

Na maioria das vezes, os pacientes não apresentam evidencias de problemas graves de saúde e, em algumas situações, a situação se repete em outros membros da família.

Embora a bactéria normalmente seja sensível a maioria dos antibióticos testados, novos episódios são comuns quando não identificamos condições predisponentes.

Além da dor, que pode ser intensa, há o desconforto ao tocar na região e ao se sentar, quando as lesões se localizam na região glútea ou lombar.

São vários os fatores associados à furunculose de repetição, como obesidade, diabetes, lesões cutâneas, má higienização, internação etc.

O tratamento consiste em reduzir a colonização da pele pelos micro-organismos causadores, através de tratamento combinado. Os medicamentos são definidos com base no perfil de sensibilidade da bactéria identificada.

A investigação de fatores predisponentes é etapa fundamental para reduzir o risco de novos episódios. Para tanto, além da história clínica, são necessários exames complementares.